O Seguro de Responsabilidade Civil tem como objetivo proteger seu patrimônio e o da sua empresa em caso de responsabilidade por danos a terceiros, seja por meio de ação judicial ou reclamação direta. A indenização que eventualmente precisar ser paga poderá ser reembolsada conforme os termos da apólice, cobrindo até o limite acordado, incluindo custas judiciais e honorários advocatícios.
RCO – RESPONSABILIDADE CIVIL ÔNIBUS
É um seguro de responsabilidade civil do transportador rodoviário que é exigido pela ANTT para cadastro de empresas de transporte de passageiros interestadual ou internacional, linhas regulares no transporte municipal, intermunicipal e em fretamento e turismo. A importância deste seguro vai além da obrigatoriedade na contratação, pois em caso de acidentes com o ônibus segurado, o transportador pode responder civilmente e criminalmente pelo ocorrido.
Para quem é indicado?
É indicado para empresas de transporte rodoviário de passageiros, municipal, intermunicipal, interestadual e internacional, como fretamentos, linhas regulares e transporte escolar, dentre outros, nos seguintes veículos: ônibus, micro-ônibus e vans.
Tipos de veículos podem contratar o Seguro
- ÔNIBUS: veículos com lotação acima de 29 passageiros
- MICROÔNIBUS: veículos com lotação entre 16 a 28 passageiros
- LOTAÇÕES: veículos urbanos de transporte coletivo de 16 passageiros
- VANS: veículos com lotação entre 10 a 16 passageiros
- KOMBI: veículos com lotação até 9 passageiros
Ramo de atuação
- Interestadual e Internacional (623): Para acidentes dentro do Território Brasileiro.
- Municipal e Intermunicipal (628): Para acidentes dentro do Território Brasileiro, Estado e/ou Município.
Principais Coberturas
- Danos Materiais causados a Terceiros;
- Danos Corporais causados a Terceiros;
- Danos Morais causados a Passageiros;
- Danos Morais causados a Terceiros;
- Acidente Pessoal de Passageiro – APP;
- Acidente Pessoal para Tripulantes (condutor, cobrador, funcionário e/ou guia turístico);
- Recomposição de Registros e Documentos de Passageiros;
- Extravio e/ou Danos a Bagagem de Passageiros;
- Despesas com Honorários Advocatícios;
- Assistência 24 horas em caso de Acidente e/ou Pane;
RC – PROTEÇÃO DE PATRIMÔNIO DE DIRETORES E EXECUTIVOS (D&O)
O seguro protege executivos, diretores, gerentes e conselheiros contra reclamações de terceiros, relacionadas aos atos de gestão praticados no exercício de suas atribuições. Os executivos de uma empresa podem enfrentar uma série de riscos ao tomar decisões em seu cotidiano que afetam a empresa.
Para quem é indicado?
Este seguro geralmente é contratado por uma pessoa jurídica (tomador) em benefício de pessoa físicas que nela, em suas subsidiárias e/ou em suas coligadas exerçam, passem a exercer e/ou tenham exercido cargos de administração e/ou de gestão executivos. Mas este seguro também pode ser contratado diretamente pela própria pessoa física.
Principais coberturas
- Multas e penalidades: Entre as principais coberturas está o pagamento de multas e penalidades, sejam elas civis ou administrativas, que sejam atribuídas ao segurado.
- Custas judiciais: Outra cobertura básica, presente na maioria dos seguros, diz respeito ao pagamento de fiança e caução judicial, em processos movidos contra o segurado. Nesse caso, os custos processuais são suportados pela seguradora, nos limites previstos na apólice.
- Bloqueio ou indisponibilidade de bens: Caso ocorra o bloqueio ou indisponibilidade de bens do diretor ou executivo da empresa, em decorrência de atos dolosos cometidos contra terceiros, o seguro cobre as despesas mensais que não puderem ser satisfeitas. Dessa forma, protege o patrimônio do segurado.
- Custos de investigação: Caso o segurado precise juntar provas em seu benefício, no curso de processo judicial ou administrativo em seu desfavor, relacionado à sua atividade profissional, o seguro cobre os custos com a investigação – fundamental para a formação de provas.
- Danos morais: Outra cobertura fundamental do seguro D&O é a indenização por pagamento de danos morais. Em caso de condenação, a seguradora arca com os valores, sempre dentro dos limites previstos na contratação.
Coberturas adicionais
- Despesas de defesa na Justiça, incluindo depósitos para recursos, fianças criminais, custos de extradição, custos com peritos e gastos emergenciais;
- Garantia para diretores independentes (aqueles que exercem mandato externo em empresa que não tenha relação societária com o Tomador);
- Despesa de publicidade (gerenciamento de crise);
- Multas e penalidades civis;
- Danos morais.
A Cobertura de Custos de defesa e honorários de advogados do segurado geralmente é ofertada como cobertura adicional de seguro RC D&O. Entretanto, existem situações em que há limitação para contratação da cobertura principal do seguro RC D&O, a exemplo das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPC, em que seus executivos apenas podem ter assegurado, pelo conselho deliberativo, cobertura de seguro que custeie sua defesa. Neste contexto, há possibilidade de que a cobertura de custos de defesa e honorários advocatícios seja uma cobertura básica, sendo a única cobertura do plano de seguro.
Ressalte-se que esta segunda possibilidade pode ser vista como seguro de RC D&O, já que o acionamento desta cobertura se dá em decorrência de danos causados por atos de gestão de administradores e diretores.
Obs.: Quando da inclusão desta cobertura, deve haver menção expressa ao direito de regresso da seguradora nos casos em que os danos decorram de atos ilícitos dolosos, ou que o segurado reconheça sua responsabilidade.
RESPONSABILIDADE CIVIL PROFISSIONAL (E&O)
Conhecido também como RC Executivos ou RC Administrador, trata-se de um seguro de responsabilidade civil profissional, voltado especificamente para lideranças de empresas, incluindo gestores e altos executivos.
A sua finalidade é cobrir danos causados a terceiros em decorrência de ações ou omissões involuntárias no exercício das atividades profissionais do segurado. O seguro E&O pode ser acionado quando um terceiro – cliente, colaborador ou fornecedor – aciona a justiça por danos causados por uma falha durante o exercício profissional.
Para quem é indicado?
Este seguro geralmente é contratado por uma pessoa jurídica (tomador) em benefício de pessoa físicas que nela, em suas subsidiárias e/ou em suas coligadas exerçam, passem a exercer e/ou tenham exercido cargos de administração e/ou de gestão executivos. Mas este seguro também pode ser contratado diretamente pela própria pessoa física.
Principais coberturas
Custos de defesa: Honorários advocatícios, periciais, custas judiciais, depósitos recursais, emolumentos e demais despesas razoáveis relacionadas a defesa de uma Reclamação.
Indenizações: Indenizações devidas a terceiros, a título de compensação por:
- Perdas Financeiras, inclusive Lucros cessantes e/ou Danos Emergentes;
- Danos Materiais, Corporais, Morais, Estéticos, Existenciais; e/ou Perda de uma Chance;
Acordos: Acordos na esfera judicial ou extrajudicial, desde que com a anuência prévia e por escrito da Seguradora.
Coberturas adicionais
- Custos de comparecimento: Custos do comparecimento de colaboradores do Segurado em audiências obrigatórias em consequência de uma Reclamação.
- Custos de publicidade: Custos de contratação de empresa de assessoria de imprensa, publicidade ou relações-públicas para mitigar o efeito adverso à imagem do Segurado por uma Reclamação.
- Dano, destruição, extravio, perda ou roubo de documentos: Custos associados a reparação, reemissão ou reprodução de documentos de terceiros, necessários para a prestação dos Serviços Profissionais pelo Segurado.
- Despesas emergenciais: Despesas incorridas pelo Segurado em caráter emergencial com objetivo de reduzir danos.
SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL AEROPORTUÁRIO
O Seguro de Responsabilidade Civil Aeroportuário garante cobertura para os riscos do transporte aéreo, abrangendo danos causados, reembolsos de despesas e as responsabilidades legais que o segurado venha a ser obrigado a pagar em virtude da utilização da aeronave segurada, até os limites contratados na apólice.
Para quem é indicado?
Conforme exigido pelas autoridades aeroportuárias, destinado a proteção de danos materiais e corporais a terceiros, principalmente destinadas as seguintes atividades:
- Veículos que circulam em recintos aeroportuários
- Manuseio de Cargas e Bagagens
- Abastecimento de aeronaves
- Serviços de Bordo
- Seguro de Operadores de Rampa – Ground Handling
- Hangares
- Oficinas de Manutenção
- Aeroportos e Helicentros
- Prestadores de Serviços Aeronáuticos
- Administradores de aeroportos
Principais coberturas
- Responsabilidade civil hangar: danos materiais causados em aeronaves pertencentes a terceiros, sob responsabilidade do segurado para guarda, reparo, reforma, conservação e/ou manutenção.
- Manuseio de bagagens e cargas: danos corporais causados a terceiros, relacionados ao manuseio de bagagens e cargas, e danos materiais a bagagens e pequenas cargas transportadas.
- Abastecimento de aeronaves: danos materiais ou corporais, causados a terceiros, decorrentes das operações de abastecimento, reabastecimento, desabastecimento, lubrificação e outros serviços relacionados.
- Despesas de defesa em juízo civil: a necessidade de contratação de advogado(s), por parte do segurado, para defesa em ação civil de perdas e danos em que a sua responsabilização civil esteja amparada pela apólice.
SEGURO RISCOS DE ENGENHARIA E RESPONSABILIDADE CIVIL OBRAS
O seguro de Risco de Engenharia garante o pagamento de indenização por prejuízos decorrentes de acidentes durante toda a fase de execução de obras, instalação de máquinas e equipamentos novos. Esse seguro pode ser contratado por pessoas físicas e jurídicas que atuem no setor de construção civil.
Para quem é indicado?
O seguro de Engenharia e RC Obras é destinado a empresas do setor da construção civil e proprietários de obras.
Principais coberturas
Seguro Riscos de Engenharia garante cobertura para os danos materiais causados à obra, decorrentes de acidente de origem súbita e imprevista, dos quais possam resultar danos ou destruição das obras de Engenharia Civil, dos equipamentos e/ou das máquinas utilizadas na construção, inclusive (desmoronamento, incêndio, explosão, roubo, furto qualificado, entre outros), danos que possam ser causados a terceiros, decorrentes dos trabalhos de execução da obra, além de inúmeras outras coberturas que atendem a necessidade do cliente, tais como:
Obras
- Falhas na segurança do trabalho;
- Prejuízos a edificações de terceiros;
- Incidentes que resultem em poluição ambiental;
- Erros de projeto;
- Incêndio ou explosão em canteiros;
- Lucros cessantes.
Engenharia
- Básica de Obras Civis em Construção e/ou Instalações e Montagens (OCC/IM);
- Danos Físicos em consequência de Erro de Projeto ou Riscos do Fabricante;
- Instalações Provisórias;
- Despesas Extraordinárias;
- Equipamentos Móveis e Estacionários, Ferramentas de pequeno Porte e equipamentos de escritório e informática;
- Coberturas adicionais de Responsabilidade Civil Geral e Cruzada incluindo RC Empregador, Lucros Cessantes e Danos Morais;
- Despesas de Salvamento e Contenção de Sinistros;
- Manutenção Simples ou Ampla.
SEGURO DE RISCOS CIBERNÉTICOS
O seguro cyber oferece a proteção ideal para possíveis perdas financeiras em decorrência de ataques virtuais a sua empresa.
Para quem é indicado?
Quase todas os segmentos de atuação podem contar com o Seguro Cibernético entre as principais indústrias afetadas pela perda de dados, estão: Saúde, Entidades Governamentais, Educação, Instituições Financeiras, Varejo, Telecomunicação, Tecnologia da Informação, Indústrias, ONGs, Prestadores de Serviço.
Principais coberturas
A cobertura básica do Seguro de Riscos Cibernéticos cobre a Responsabilidade Cibernética do Segurado e garante o reembolso de prejuízos causados por ações judiciais envolvendo terceiros, podendo ser originada de um:
- Interrupção de negócios: Lucros cessantes e despesas fixas sofridas durante o período em que ocorrer a interrupção até o momento da total restauração.
- Custos de perícia e avaliação: Custos de perícia e avaliação do ambiente computacional do segurado.
- Custos de reparação: Reparação dos danos aos dados digitais.
- Custos de notificação: Custos de notificação a terceiros e órgãos governamentais.
- Extorsão cibernética – Ransomware: Perda por extorsão cibernética.
- Multas regulatórias: Pagamento equivalente as multas impostas por órgãos governamentais.
- Despesas com investigações regulatórias: Pagamento de despesas decorrentes de investigação regulatória relacionada ao acesso indevido de terceiros.
- Custos de reparação: Despesas de publicidade incorridas pelo Segurado para mitigar os danos a sua imagem diretamente relacionadas ao acesso indevido de terceiros aos dados digitais armazenados em ambiente computacional do segurado.
- Responsabilidade por violação de segurança de dados digitais: Perdas indenizáveis.
- Responsabilidade por transmissão de Phishing: Perdas indenizáveis.
Todas as coberturas são contratadas a PRIMEIRO RISCO ABSOLUTO.
Coberturas adicionais
- Custos de Remediação
- Multas PCI e Custos de Avaliação
- Extorsão Cibernética
- Lucros Cessantes